Curso de Graduação Engenharia Aeronáutica
Publicado: 21/01/2021 - 00:00
Última modificação: 29/11/2024 - 12:46
A necessidade de formação de engenheiros aeronáuticos no Brasil está relacionada à expansão do sistema de transporte aéreo no Brasil, com a entrada em operação a cada ano de novas empresas de transporte aéreo, como companhias áreas e empresas de taxi-aéreo, empresas de manutenção de aeronaves, empresas de serviços especializados, centros de instrução e treinamentos em aviação civil, empresas de consultoria e prestação de serviços aeronáuticos, dentre outras. Atualmente o Brasil pode ser considerado o segundo maior mercado aeronáutico do mundo, tendo a segunda maior frota de aviação geral e o segundo maior número de bases de manutenção de empresas de manutenção, com destaque para a região sudeste do território nacional. Devido à dimensão continental do Brasil, o transporte aéreo no país faz parte das políticas de desenvolvimento estratégico e é considerado de interesse para a segurança nacional. A indústria aeronáutica brasileira, representada pelas empresas Embraer S/A e Helibrás S/A é uma três maiores do mundo na atualidade, produzindo aeronaves civis e militares inseridas no contexto mundial. O Brasil atua ainda no setor aeroespacial através de projetos da Agência Espacial Brasileira (AEB).
A demanda de mercado para profissionais aeronáuticos é crescente no país e no mundo, justificando a necessidade de formação especializada de engenheiros nesta área. A Universidade Federal de Uberlândia participa ativamente da formação de engenheiros aeronáuticos no Brasil através do Curso de Graduação
O Curso de Engenharia Aeronáutica está inserido na unidade acadêmica Faculdade de Engenharia Mecânica (FEMEC), localizada na cidade de Uberlândia/MG, no Campus Glória. A Faculdade de Engenharia Mecânica, originária do antigo Departamento de Engenharia Mecânica, foi criada pela Resolução CONSUN/UFU No 5/1999. Atualmente a FEMEC conta com 60 docentes e 25 técnico-administrativos. O inicio das atividades administrativas da faculdade foram realizadas no Bloco 1M, no Campus Santa Mônica. Desde julho de 2019 as atividades administrativas da FEMEC são realizadas no Bloco 1DCG, no Campus Glória. O ato normativo institucional de criação e aprovação do Curso de Engenharia Aeronáutica consiste na Resolução CONSUN/UFU No 5/2009. O curso está inscrito no Ministério da Educação com o código 1114400BI e obteve Autorização de Funcionamento no ano de 2011, através do Parecer CNE/CES 204/2011, de 16/06/2011 . Teve seu Reconhecimento de Curso pelo MEC/INEP no ano de 2018, através da Portaria MEC/SERES 575/2018, de 27/08/2018.
A definição do perfil profissional do egresso do Curso de Engenharia Aeronáutica foi feita considerando os requisitos gerais adotados nos cursos de graduação da UFU, a saber: (i) autonomia intelectual que o capacite a desenvolver uma visão histórico-social necessária ao exercício de sua profissão, como um profissional crítico, criativo e ético, capaz de compreender e intervir na realidade e transformá-la; (ii) capacidade de estabelecer relações solidárias, cooperativas e coletivas; (iii) capacidade de produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e tecnologias; (iv) capacidade para compreender as necessidades dos grupos sociais e comunidades com relação a problemas socioeconômicos, culturais, políticos e organizativos, de forma a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de se preocupar em conservar o equilíbrio do ambiente; e (v) interesse e capacidade para o constante desenvolvimento profissional que lhe possibilite exercer uma prática de formação continuada e de inovações em sua área de atuação.
O engenheiro aeronáutico formado pela UFU deverá estar preparado para o mercado de trabalho atual, com características de mudanças rápidas e dinâmicas introduzidas pela revolução digital. A associação de suas habilidades, conhecimentos e atitudes, adquiridos e aprimorados ao longo da graduação, o tornarão capaz de inovar no mercado aeronáutico e concepção de novos produtos, além de desenvolver equipamentos, projetos e soluções para o setor aeronáutico.
O ingressante do Curso de Engenharia Aeronáutica desta Universidade deve ter concluído o Ensino Médio regular ou profissionalizante e possuir afinidades com as diversas áreas da Matemática e Física.
Uberlândia - MG - CEP 38410-337